A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulo de gordura em diferentes partes do corpo.
Algumas pessoas, mesmo tendo uma boa saúde e bons hábitos como a prática de atividade física, podem viver insatisfeitas com o próprio corpo. A lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura localizada, melhorando os contornos e a proporção do corpo físico.
O acúmulo de gordura em determinadas áreas do corpo pode ocorrer devido a características genéticas, falta de controle do peso ou sedentarismo.
A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em diferentes partes do corpo, como:
– Coxas
– Braços
– Cintura
– Costas
Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, já em outros,o procedimento é utilizado junto às cirurgias plásticas, a exemplo do facelift, redução de mama e abdominoplastia.
Saiba se você é um candidato a lipo
Se você sofre com o excesso de gordura em alguma parte do seu corpo, mesmo dedicando-se a dietas e/ou treinos específicos, a lipoaspiração pode ser a melhor alternativa.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), estão aptos ao procedimento:
– Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
– Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
– Não fumantes;
– Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
– Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.
O procedimento
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis. Primeiro, uma solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma na área a ser lipoaspirada.
Em seguida, uma cânula fina é inserida através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.
A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
Possíveis riscos
A decisão de se submeter à lipoaspiração é pessoal, por isso o paciente deve estar ciente e considerar todos os riscos e potenciais complicações que oferecem os procedimentos cirúrgicos.
E depois da cirurgia?
Será necessária a utilização de uma malha de compressão ou bandagens elásticas para ajudar no controle do inchaço e compressão da pele.
O inchaço causado pela cirurgia costuma desaparecer após alguns meses. É quando o novo contorno corporal aparecerá.
É importante seguir algumas recomendações para que os resultados obtidos com a lipoaspiração sejam mantidos. Entre as mais indicadas estão a manutenção do peso adequado e a adoção de hábitos saudáveis, já que o ganho de peso pode reverter os resultados.